ALCOBAÇA, uma cidade a descobrir

Já tinha mencionado a cidade de Alcobaça anteriormente no artigo sobre o restaurante António Padeiro (basta clicar que irão dar directamente ao artigo) mas Alcobaça tem mais encantos!

Um deles é o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, que tem uma longa história e é abrigo dos túmulos de D. Pedro I e Dona Inês de Castro, que me lê sabe que adoro a história deles e já não é a primeira vez que falo deles, já o tinha feito no antigo blog num artigo sobre a Quinta das Lágrimas aqui.


O Mosteiro também conhecido por Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça, é Património da Humanidade e uma das 7 Maravilhas de Portugal. A sua obra foi iniciada em 1178 pelos Monges de Cister e é a primeira obra totalmente Gótica em Portugal.

É imponente, tem uma fachada lindíssima que foi alterada no inicio do seculo XVIII e por isso tem vários elementos do estilo Barroco e é uma das maiores igrejas cistercienses existentes. Aqui sentimo-nos pequeninos. Aconselho uma visita não só à Abadia que é gratuita, mas ao seu interior também (tem um custo de 6€ adultos, mas ao domingo e feriados tem entrada livre até as 14h00 para os residentes em território nacional).

As ruas de Alcobaça são catitas, têm os seus recantos, uma arquitectura entre o modero dos nossos tempos mas muitas das casas mantiveram as suas fachadas dos finais do século XIX e inícios do século XX.

Há alfarrobistas, pastelarias conventuiais e lojas que são um mimo. Eu apaixonei-me por uma em particular, com bolsas, carteiras, aventais e muito mais feitos hand made.

Aconselho a darem um passeio pelas ruas, a não se resumirem apenas e só pelo mosteiro, experimentem a gastronomia e doçaria da localida

Leave A Reply

* All fields are required

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.