COMO CORTAR OS AÇÚCARES NA ALIMENTAÇÃO

Tenho falado no instagram que nos últimos dias tenho cortado o açúcar na minha alimentação. Por ter tido um feedback enorme resolvi escrever um pouco sobre isto.

Tenho uma alimentação normal, como de tudo um pouco, tentando ter uma alimentação o mais saudável possível, mas nem sempre se consegue com o ritmo de vida que tenho. O segredo para melhorar seria andar com marmitas e preparar a alimentação da semana, mas não tenho assim tanto tempo disponível para o fazer e confesso que também há uma pontinha (grande) de preguiça associada.


Mas o meu maior problema são sem dúvida os açúcares, ter a consciência que sou viciada em açúcar é o primeiro passo, perceber os malefícios que o açúcar provoca no nosso organismo e até mesmo no nosso psicológico e todas as alterações de energia e humor consequentes a isso o segundo, e por terceiro a diferença enorme que me provoca a nivel físico.

Há vários artigos e documentários que falam do açúcar (na Netflix há uns muito bons). Portanto não há falta de informação nesse sentido, há falta de interesse da parte de quem o consome e da industria que nos tenta manipular a maioria das vezes.

Como corto o açúcar na minha alimentação de forma equilibrada? É meio simples e não tem grande segredo. O Açúcar é um vício e mais que físico é psicológico, então o segredo passa muito por enganar o cérebro quando ele nos dá a indicação do “precisamos de um doce urgentemente para o mundo não acabar”. Cortei nas coisas mais flagrantes como bolos, mousses de chocolates, tartes de maçã, pasteis de nata, pipocas, OREOS (já vos disse que sou viciada em Oreos??) tudo o que à primeira vista já saibamos que tem grande teor de açúcar. E gente, eu trabalho em restauração, provo todas as semanas várias sobremesas, tenho açúcares e chocolates à minha disposição o que não é fácil!  O que faço para enganar o cérebro? A minha grande aliada tem sido a fruta, a fruta também contem açúcar claro – frutose – mas é natural e faz menos mal, principalmente se for nas quantidades correctas (não ultrapassando a quantidade diária que precisamos).

Apetece-me um doce? Como uma fruta, uma salada de frutas, maça assada no forno com canela (se escolherem as Pink Lady – que são mais doces – fica um mimo!!).

Faço gelado fit, com leite, fruta congelada e meio scoop de proteina – coloco tudo no Blender e tcharannnn. Fica doce e saboroso.

Faço smooties de fruta também. Bowls de iogurte (todos eles contêm açúcar, portanto escolham o menos açucarado e menos calórico) junto fruta cortada, pasta de amendoim e o iorgurte, é quase uma refeição.
Tentar descobrir alimentos mais adocicados e que sejam saudáveis, aí conseguem enganar o cérebro. Em 6 dias senti uma diferença brutal, a nivel de humor, de energia, tenho treinado mais e melhor e ,por consequência, sinto-me automaticamente melhor claro! Para não falar no físico que instantaneamente melhora.

O que fiz não foi um corte radical, até porque o nosso organismo precisa de um docinho de vez em quando, mas o açúcar já está presente em todos ou quase todos os alimentos que consumimos, seja em grandes ou pequenas quantidades, já lá está. Vivo muito na base do equilíbrio, portanto sejam razoáveis caso queiram cortar nos açúcares também. Ah e ao fim-de-semana permito-me comer um docinho, sim, porque não fiz mal a ninguém não é?? Viver em equilíbrio é o melhor que há e eu sou uma boa boca, amo comer!!

Boa semana 😀

Beijos, Seni.

(NOTA: Os outfits são da Customize It Girl – página de instagram: @customizeitgirl )

6 Responses

  1. Farah al Zadjaly
    Responder
    2 Julho 2018 at 8:55 am

    eu amo isto 🙂

  2. Ana Rita
    Responder
    2 Julho 2018 at 12:30 pm

    Amo marmita, preparo tudo para levar

    • Seni Silva
      Responder
      2 Julho 2018 at 2:11 pm

      É realmente a melhor forma de conseguirmos controlar o que comemos. Mas é-me tão difícil fazer as marmitas… 🙁

  3. Ana Beatriz Pereira Martins
    Responder
    2 Julho 2018 at 4:07 pm

    Adorei o post especialmente agora que iniciei a minha dieta!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.com/2018/06/algarve18-ootd-82-passeio-por-loule.html

    Beijinhos ♥

  4. LianaLaurie
    Responder
    3 Julho 2018 at 9:11 am

    Wonderful post, dear!
    A big hello from Germany!
    Hugs ♥
    LIANA LAURIE

  5. Dezoito
    Responder
    3 Julho 2018 at 5:11 pm

    Cortar o açúcar é sempre mais complicado, porém substituir os doces pela fruta é sempre uma boa opção. Ultimamente é o que tenho feito. Sei bem o que é ter à nossa volta doces e ter aquele bichinho de “é só um, não faz mal nenhum” pois a minha mãe é pasteleira, porém enjoei de todos os doces logo ficou mais fácil ahah. Gostei imenso do post. Beijinho

    Dezoito

Leave A Reply

* All fields are required

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.