BERLENGAS O NOSSO PEQUENO PARAÍSO

Como sabem sou apaixonada pelo Oeste e sempre que tenho um tempinho é para lá que me escapo.

No passado fim-de-semana não foi diferente, mas tive a companhia da Claudia Varela (sigam a Claudia no Instagram – @claudiaiv). Como ela tinha o fim-de-semana livre sem o seu pequeno baby M e eu também estava livre desafiei-a a irmos às Berlengas, eu já conhecia mas a Claudia não.

Esta altura, Agosto, é época alta e há imensas pessoas que vão à Berlenga grande, portanto o melhor é reservar bilhete, comprar antecipadamente numa das várias agências (estão todas situadas no cais de Peniche -l ocal de partida e chegada das embarcações que nos levam à ilha). Já fui pela BerlengaTour e pela Feeling Berlengas. Os preços variam consoante o que desejam e o tipo de embarcação que vos leva à ilha.


Há experiências diferentes como a visita de barco às grutas, podem fazer mergulho/snorkeling, passeio pelas trilhas com guia. Eu aconselho na primeira vez a escolherem pelo menos a visita às grutas e, para quem gosta, o snorkeling.

Desta vez fomos só passear sem experiências e pagámos 25,00€ por bilhete de ida e volta (em Agosto é mais caro) num barco calmo, ou seja, a viagem teve a duração de 50 minutos. Para quem não tolera viagens de barco e atenção que esta é um bocadinho violenta, aconselho a ida em lancha rápida que demora 20 minutos, irá ser também violenta porque o mar de Peniche não é calminho, mas pelo menos são só 20 minutos de adrenalina, ahahah.

Chegadas às Berlengas, as águas cristalinas dão-nos a sensação que não estamos em Portugal, mas estamos! Na verdade nas Berlengas só se pode visitar a Berlenga Grande as ilhas mais pequenas que compõem o arquipélago não fazem parte da tour. Já a Berlenga Grande não é assim tão grande mas é preciso algum esforço para percorrer a ilha, a trilha tem subidas íngremes, o piso é acidentado, muitas escadas e quem tem medo de alturas e caminhos estreitos não é recomendado.

Ali existem dois snack-bar e um restaurante, os preços são acima da média (também a procura é maior que a oferta) portanto levem comida, alguns snacks dentro da mala. Levem calçado confortável, uns ténis/sapatilhas porque chinelos não são uma opção confortável.
A praia é pequena e só existe uma, a que vêm na maior parte das fotos. Para quem quer pernoitar na ilha, algo que gostaria um dia de fazer, pode fazer campping, ficar no Hostel do Forte de São João Batista ou no hotel/restaurante Mar e Sol, os valores aproximados (penso que actualizados) estão aqui.

Forte de São João Batista

A ideia é aproveitar para conhecer, fotografar (claro!) e descobrir a ilha. Não é possível passar o dia inteiro na ilha. Nós fomos no barco das 9:00 e regressámos a Peniche às 14:oo. Quem vai no barco das 11:00 regressa às 16:00 e quem vai as 15:00 regressa às 19:00 – os horários são muito semelhantes entre agências. Aconselho a ir no primeiro horário, chegam ainda com pouca gente na ilha e conseguem desfrutar melhor.

Deixo-vos neste artigo algumas imagens da ilha, ela é linda e vale a pena a visita!!
Agora já estou a preparar a próxima escapada, dois dias, onde será que vou?

Beijos, Seni.

 

 

 

3 Responses

  1. Joana Lino
    Responder
    31 Agosto 2018 at 6:00 pm

    Que fotos lindíssimas! A última então está maravilhosa.
    Nunca fui às Berlengas mas está visto que tenho de visitar. Beijooo

    • Seni Silva
      Responder
      2 Setembro 2018 at 11:50 am

      Obrigada Joana!!

      Tens mesmo! É um local em PT muito bonito. Basta um dia para conhecer e desfrutar, ainda dá para dar uma volta por Peniche ou até mesmo Óbidos.
      Beijinhos!

  2. Joana Bonjour
    Responder
    2 Setembro 2018 at 7:07 pm

    Deixaste-me mesmo curiosa! Nunca visitei mas agora fiquei com uma enorme vontade de o fazer. Não agora, que tenho um piolhito de 10 meses, mas mais tarde, adorava visitar esse paraíso meio que escondido em Portugal!

    With love, Joana,
    VOLTÁMOS! | INSTAGRAM | FACEBOOK

Leave A Reply

* All fields are required

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.