OS SABORES DA ARMÉNIA EM LISBOA – ARARATE

Arménia? Mas onde é que isso fica?? Fica na Ásia, mas possui extensas relações sócio-políticas e culturais com a Europa. Um pais cheio de história e de sabores!

Arménia é uma das localizações mais importantes referidas na Bíblia, visto que parece que foi lá no Monte Ararate que a Arca de Noé ficou encalhada. E sim, as Kardashians têm ascendência arménia. Mas isso não vem para o caso, porque vamos falar é de comida!! Abriu em soft openning este mês de Setembro e já encantou por quem lá passou! Eu inclusive!

TABULÉ (Salada de Bulgur) e SATSIVI (Perú em Molho de Nozes)

Obviamente que não vou esconder a minha ligação a este menino, este é o mais recente restaurante do nosso grupo, onde sou PR e Marketing Manager. Poderei ser suspeita a falar-vos dele?? Então convido-vos a irem experimentar!!

KCHUCH (Ensopado de Esturjão)

O Chef Andranik Mesropyan e Sous-Chef também Andranik ambos arménios, prepararam uma carta que nos trazem uma explosão de sabores e várias técnicas pouco usuais de confecção. Os vinhos são todos portugueses, mas em breve chegará o tradicional Vinho de Romã. Infelizmente os arménios não são muito fortes em vinicultura. Para nos ajudar nas escolhas e nos receber está um staff que é russo, arménio e nepalês (entendidos em cozinha asiática) que falam também português e nos podem guiar nesta descoberta da gastronomia arménia.

TJVJIK (Guisado de Miúdos)

A cozinha arménia baseia-se em especiarias e ervas aromáticas como o pimentão doce, os coentros e outras características da arménia como o manjericão roxo, o tarkhum, o dandur e o chaber fazem toda a diferença nestes pratos! Os legumes como a beringela, os pimentos amarelos esverdeados pouco usuais em Portugal, o tomate e a cebola são os acompanhamentos de eleição. Por ser um país que não é banhado por mar as carnes são predominantes, o borrego é a principal mas podemos encontrar vitela, vitelão, porco e pato também. O pouco peixe existente na Arménia é de rio e por isso poderão encontrar truta e esturjão na carta.

KHOROVATS (SHASHLIK – Espetadas de Carnes)

Muitos dos produtos vêm da Arménia por não existirem cá, como é o caso das folhas de videira que são usadas no Dolmá, temos muitos produtores de vinhos em Portugal mas não fazem qualquer tipo de utilização das folhas.

BORREGO ASSADO COM LAVASH

Mas comecemos pela apresentação dos pratos, eles têm nomes bastante esquisitos, mas o sabor… ah esse é delicioso!! As entradas são maravilhosas, o Tabulé servido em Alface Iceberg é uma delicia e o Satsivi (Perú com Molho de Nozes) ganhou o meu coração! O pão Matnakash feito na casa é bastante diferente, sem muito volume porque não leva fermento, tem um sabor diferente e temos alguma dificuldade em parar de o comer.

KHACHAPURI e KHACHAPURI BARCO

Os pasteis de entrada são gulosos!! O Khachapuri Barco, pastel tradicional com queijo e ovo, é para ser comido à mão, vamos puxando pedaços do “barco” e mergulhando-os no recheio de queijo e ovo, temos ordem de lamber os dedos!

As limonadas com adição de compotas como é tradição na Arménia trazem-nos frescura e doçura, são tão boas que estamos sempre agarrados ao copo. A cozinha da arménia tem muitos ensopados como o Kchuch de Esturjão e o Chanákh de Borrego, onde as especiarias e ervas aromáticas transportam-nos para sabores muito diferentes dos habituais. Os caldos como o Putuk de Grão de Bico surpreendem-nos pela sua leveza e sabor, e claro as saladas, frescas com variedade de ingredientes mas um em particular salta à vista, o queijo! Os queijos são confeccionados no Ararate de forma artesanal e são deliciosos, fazem frente a muito bom queijo português!!

Também têm outra particularidade, as suas conservas tradicionais da Arménia, género de picles, mas que são confeccionados de forma diferente do habitual, não há adição de vinagre, são conservadas apenas em sal. Aqui não se acanhem a comer com as mãos, é assim que os arménios comem o lavash (pão-folha típico da Arménia) com os legumes e carnes, faz toda a diferença! Sempre que virem pratos com lavash, já sabem, é para comer juntamente com o que vem a acompanhar.

Acho que as imagens falam por si.

 

ARARATE

Morada: Av. Conde Valbom 70, 1050-099 Lisboa

Telefone: 925 451 509

 

Leave A Reply

* All fields are required

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.