COSTA NOVA – AS CASAS DE PRAIA MAIS GIRAS!

Quem já não viu fotos destas casinhas mais giras, todas riscadas? Já tinha estado em Aveiro, mas nunca tinha passado pela Costa Nova, como estava bem pertinho, no Hotel Rural Vale do Rio, fiz um desvio e passei pela Costa Nova do Prado.

Quando chegamos à Costa Nova começamos a ficar maravilhados com as primeiras casa, enormes, mais modernas, cheias de riscas e o primeiro pensamento é: “quero uma casa assim!!”. À medida que vamos avançando começamos a avistar as mais pequenas, os antigos palheiros que eram utilizados como antigos armazéns de alfaias da pesca.


Esta zona só começou a ser habitada após os inícios do século XIX depois de ser fixada a Barra do Porto de Aveiro o que fez com que os pescadores de Ílhavo se mudassem para a Costa Nova e construíssem os primeiros palheiros. Originalmente os palheiros tinham tons de vermelho ocre e preto com um interior amplo, mais tarde ganharam tonalidades mais vibrantes como os vermelhos, verdes, azuis e amarelos. Começaram também a ter divisões e a ser decoradas com motivos marítimos. Assim foram transformados os palheiros em casas de praia com riscas coloridas no exterior, bem à moda burguesa de ir a banhos  – lembram-se das tendas de praia muito usuais ainda em algumas praias mais burguesas como São Marinho do Porto? Exactamente.

O acesso é muito fácil, o areal é extenso e para minha surpresa não há muitas pessoas na rua. Alguns turistas maravilhados com as casas, algumas casas em reabilitação e algum comercio de rua como restaurantes, pastelarias e gelatarias.

As casas são super giras, é um facto, mas fiquei com alguma curiosidade em saber como deverá ser o dia-a-dia da Costa Nova em pleno verão, a movida da praia e os banhos no mar.
Quem sabe no próximo verão consiga alugar uma casinha destas para passar meia dúzia de dias, fica na Bucket List!

E como estamos muito perto da Ria de Aveiro, a tendência é ir passear um bocadinho pelo centro de Aveiro, que tem sempre imensa gente perto da ria, ver as embarcações a passar e comer uma Tripa de Aveiro, quem aqui gosta de tripas?? Uma delicia!

Beijos, Seni

 

2 Responses

  1. Tania
    Responder
    1 Novembro 2018 at 1:01 pm

    Muito bom o blog
    Alugam noutras alturas?
    Como se aluga?

    • Seni Silva
      Responder
      2 Novembro 2018 at 10:32 am

      Olá Tania! Sim alugam todo ano, estive a ver no Airbnb e têm várias para alugar os valores não me parecem extraordinários, acessíveis até. Pode ser uma boa escolha para uns dias de férias 🙂 para o ano conto passar lá uns dias 😁 beijinhos!

Leave A Reply

* All fields are required

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.