19TILE BOUTIQUE HOUSE – CALDAS DA RAINHA

Depois de vos ter feito o Roteiro pelas Caldas da Rainha claroooooo que não podia de deixar de falar do local onde fiquei hospedada! Daqueles espaços em que dizemos “eu poderia viver aqui” facilmente!

A cerca de 90 Km de Lisboa na cidade das Caldas da Rainha nasceu em Agosto passado o 19Tile, uma Boutique House cheia de carisma e muito artística. 


Como falei no artigo do Roteiro às Caldas da Rainha, esta cidade centenária tem terras muito argilosas, o que levou à exploração das mesmas criando assim um dos polos ceramistas a nivel não só nacional como internacional. Para não falar na referência mundial de Rafael Bordalo Pinheiro que nos deixou uma herança artística inestimável e que é perpetuada através da sua obra e da Fábrica Bordallo Pinheiro ainda hoje em bom funcionamento como uma das mais belas fábricas de louças nacional. Mas também outros artístas como Mafra, Ferreira da Silva foram muito marcantes.

O 19Tile nasceu da vontade de fazer diferente e de elevar o statement artístico da cidade.
Juntaram vários artístas locais que criaram diversas peças não só decorativas como funcionais para o espaço. Cada acomodação varia na capacidade de hóspedes e tem a intervenção de um artísta:

  • Mário Reis – capacidade até 5 pessoas;
  • Ana sobral – capacidade até 4 pessoas;
  • Elsa Rebelo – capacidade até 2 pessoas;
  • Claudia Canas – capacidade até 2 pessoas;
  • Bolota – capacidade até 2 pessoas;
  • Francisco Correia – capacidade até 2 pessoas;

Os preços variam por quarto e o pequeno-almoço é sempre incluído.

Nós ficámos no quarto da Ana Sobral, na verdade são dois quartos um duplo twin e outro de casal em suite. Um mais bonito que outro, a simplicidade faz parte do espaço, cleans, com muitos apontamentos em cerâmica mas não demasiados, alguns até passam despercebidos como os bancos em cerâmica e as mesas de apoio.

No nosso quarto twin uma das paredes, a da cabeceira, era revistida a madeira criando uma estante com peças em cerâmica, aqui a junção de várias matérias primas vindas da natureza regalam os nossos olhos e sinto que nos transmitem uma energia muito boa.

A cama da casal, claro que não foi desfeita, de tal linda que era nem lhe quisemos tocar, tudo pelo bem das fotos claro! Um género de dossel em madeira coberto por tecidos leves. A luz emana nestas divisões e tornam-as ainda mais bonitas.

As casas de banho são maioritariamente em micro-cimento, madeira e cerâmica, todos os lavatórios são peças únicas. 

O 19Tile é ideal para quem quer fazer uma escapada tranquila, tal como a cidade que tem um dia a dia tranquilo e se situa junto ao mar. A Foz do Arelho que faz parte do concelho das Caldas da Rainha, fica apenas a 7 minutos do 19Tile. É dos locais que mais me acalma neste Portugal. Sou e serei uma apaixonada pela Zona Oeste e qualquer dia estarei lá a morar… pode não ser hoje, amanhã ou daqui a um ano, mas… nunca se sabe!

Na recepção com um pequeno lounge podem encontrar uma parede maravilhosa elaborada por alunos da ESAD (Escola Superior de Artes e Design) que criaram um modelo de tile único e modular que junto cria relevos únicos que nos relembram as escamas de peixe e a proximidade que a cidade tem do mar. 

No lounge e recepção podem também encontrar uma pequena loja com várias peças dos artistas da cidade. Uma lembrança para mais tarde recordar os bons dias passados não só no 19Tile como na cidade. O lounge dá acesso a um pátio (com uma excelente dimensão) onde no verão funciona um wine bar.

A mesa de pequeno-almoço é um hino à natureza, é feita de troncos de árvore, com plantas e ervas aromáticas no meio e claro, cerâmica das Caldas da Rainha. Provavelmente uma das mesas mais simples e lindas que vi. Aqui o pequeno-almoço é servido com produtos locais comprados no Mercado da Fruta e em pastelarias da zona, como os famosos croissants que não conseguimos experimentar, pois além de ser fim-de-semana sábado foi feriado e a pastelaria Forno do Beco não estava em funcionamento. Na mesma mesa juntam-se todos os hóspedes, quebra-se o silencio, trocam-se palavras, ideias, até dicas e recomendações.


NO 19Tile também podem encontrar uma cozinha equipada e disponível para uso dos hóspedes, caso não queiram comer fora podem ir ao Mercado da Fruta (cerca de 100 metros de distância) com os carrinhos de compras que o 19Tile dispõe aos hospedes e comprar produtos frescos para poderem cozinhar. 

Infelizmente por se situar na zona histórica da cidade o 19Tile não tem estacionamento à porta, podemos descarregar as malas em frente à Boutique House mas para estacionar sugiro que o façam no parque público que está aberto 24h por dia a apenas 2 minutos a pé do 19Tile, situado na Praça 5 de Outubro, onde os valor máximo diário é de 6,00€.M

Poderão fazer o Booking através deste link e ter 15,00€ de reembolso. Quem é amiga?

Beijos, Seni.

19Tile – Caldas da Rainha

Morada: R. General Queirós 46, 2500-211 Caldas da Rainha 

Contacto: 913 129 074

Site, Facebook e Instagram.

Leave A Reply

* All fields are required

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.