VIRAPRATO – DELICIOSAMENTE SURPREENDENTE!

Encontrei o Viraprato casualmente pelas redes sociais e fiquei cheia de vontade de o visitar! Fiquei intrigada, porque pelas fotografias parecia maravilhoso, os pratos, a decoração, tudo! Surpreendida por ser em Alcochete, onde moro, um conceito tão diferente!

Convenci o meu amigo Mário a ir conhecer o Viraprato e lá fomos jantar, o restaurante situa-se no centro da vila de Alcochete, na zona antiga, num edifício que já conhecíamos, mas que foi totalmente remodelado. A decoração é simples mas cheia de pormenores giríssimos, muito despretensiosa em tons cremes, nudes e brancos. toda a decoração foi pensada e elaborada pelos proprietários que têm também uma loja de roupa, decoração e vinho a copo, também no centro da vila, outro conceito revolucionário que criaram no espaço de uma antiga peixaria, agora com o nome Peixe Vira… Trapo, lá também podem encontrar para venda todos os objectos de decoração que se encontram no restaurante.
Tem três pisos: o rés do chão restaurante bar, o primeiro andar restaurante com cozinha aberta, e o segundo piso um terraço bar fantástico com vista sobre o rio Tejo que dá vontade de ficar, apreciar a vista aompanhado por um bom cocktail num final de tarde.

O ambiente surpreendeu imenso, acolhedor, super bem decorado e muito diferente do que existe, tanto em Alcochete como arrisco a dizer na margem sul. Infelizmente deste lado do rio ainda não temos a variedade de conceitos e irreverência que existe em Lisboa por exemplo, aqui existem imensos restaurantes mas muito virados para o peixe grelhado, simples restaurantes que não nos oferecem propriamente uma experiência, apenas um bom peixe.

Aqui o conceito é de petiscos para partilha. O menu tem alguma variedade e conta com pratos como o Tártaro de Novilho com Salsa de Rábano, o Creme de Abóbora Menina e Ovo Escalfado ou as Ostras da Ilha da Culatra. Porém optámos pelos Ovos Mexidos com Alheira – simplesmente divinais – Camarões com Jalapeños e Abacate (um bocadinho picante para os mais sensíveis) e a triologia Internacional Mini-Burguers – O Português; o Francês e o Mexicano. Atenção, quando nos avisam que é picante, é para levarem à letra, eu não consegui terminar o mini hamburguer mexicano, estava muito picante para o meu paladar, já para o Mário foi de lamber os dedos, mas tudo o resto estava muito bem confeccionado, equilibrado e com uma excelente apresentação. Foi nos dado a degustar também a Feijoada à Brasileira e a Feijoada de Choco (amoooo feijoada de choco!) que acompanhou com o arroz branco e a farofa, que estavam maravilhosas mas a má noticia é que não está no menu, é um prato especial que apenas fazem pontualmente.
A carta ainda está ainda em evolução um equilíbrio entre o paladar de Luis Boieiro, o proprietário,  e o Chef Bernardo Ogando, a carta de vinhos prima por nomes desconhecidos de pequenos produtores.

A equipa também surpreendeu! Desde quem nos serviu, o João, com enorme simpatia e sempre a explicar cada prato e a aconselhar-nos, o Chef Bernardo que teve a preocupação de ir ao nosso encontro na mesa e o proprietário Luis Boieiro que se despediu de nós com uns dedos de boa conversa e uma simpatia enorme. É um espaço que sabe receber, onde querem proporcionar uma experiência completa e muito diferenciada. Há uma preocupação notória em deixar clientes satisfeitos, e sinceramente no Viraprato também não é difícil, porque arrisco a dizer que têm dos melhores espaços da margem sul. Muito contente por haver pessoas a investir e em arriscar de forma tão positiva em Alcochete, onde fazem a diferença quando criam algo fenomenal.

Deixo-vos algumas fotos e o convite a virem a Alcochete (pertíssimo de Lisboa!) conhecerem o Viraprato. Um conceito diferente num ambiente diferente do qual vão ficar fãs assim que passarem a porta de entrada!

 

 

Morada: Rua Diário de Notícias, 24 (2,81 km)
2890-055 Alcochete

Contactos:  917 106 988

Facebook:  @comidaparapartilhar

Instagram: @viraprato

Leave A Reply

* All fields are required